Como Fazer Bolo de Pote – Receitas e Dicas

como fazer bolo no pote

O bolo de pote é uma das sobremesas gourmet mais comentadas dos últimos tempos! Mas não é para menos, eles são uma verdadeira delícia…

E se você está procurando aprender como fazer o bolo de pote, chegou no lugar certo! Nós trouxemos aqui receitas rápidas e práticas, ideais para quem quer começar do zero e adquirir experiência na preparação desta maravilha de doce.

E não é só isso não, viu! Além das receitas de bolo no pote, preparamos no final deste artigo algumas dicas exclusivas que vão lhe ajudar bastante se o seu objetivo é fazer bolo de pote para vender. 😉

Então vamos colocar a mão na massa e aprender a fazer os deliciosos bolos de pote, confira algumas receitas logo abaixo.

>> Receitas de bolo no pote

receitas de bolo no poteAntes de mais nada, precisamos dizer que não existe uma “super técnica especial” de preparação dos bolos de bote.

E não… os bolos de bote não são assados nos potinhos, eles são montados nos recipientes após a preparação de todas as partes do bolo, ou seja, basicamente a massa e os recheios.

E o visual dos bolos de pote é um dos grandes trunfos desta sobremesa, por isso, além de se atentar ao sabor, você deverá também dominar as técnicas de montagem do bolo no pote, que podem variar de acordo com a receita e os ingredientes que você irá utilizar.

E como falamos ali em cima, as receitas de bolo no pote se dividem em massa e recheio. Começando pela massa, se você é iniciante não só no mundo dos bolos de pote, mas também no dos bolos em geral, uma boa ideia seria utilizar massa pronta de bolo, pois vai lhe poupar tempo e simplesmente não tem erro. 😉

Agora, se você já possui experiência na preparação de bolos e deseja fazer algo mais “do zero” com uma pegada 100% artesanal, temos a seguir duas receitas simples de massa caseira para usar no seu bolo de pote.

> Receias de massas para bolo no pote

Nós trouxemos aqui duas receitas de massas que são basicamente as bases para começar a fazer os bolos de pote, veja abaixo:

Massa de bolo branco aerado

Massa levíssima, ideal para fazer receitas de bolo de pote que carregam mais no recheio ou que molham a massa.

Ingredientes:

  • Duas xícaras de leite (você pode usar o integral ou desnatado)
  • 10 ovos
  • Duas xícaras de açúcar
  • Meia xícara de óleo
  • Três colheres de sopa de margarina
  • Duas colheres de fermento
  • Cinco xícaras de farinha de trigo
  • Uma pequena porção de sal (meia colher de chá)

Como preparar:

A forma de preparar a sua massa branca para bolo de pote é simples, tudo o que você precisa fazer é seguir um passo a passo.

  1. Em uma batedeira, bata os ovos e o açúcar até obter uma massa homogênea.
  2. Retire a massa da batedeira e acrescente a farinha, o fermento e o sal. Bata delicadamente a massa até que os novos ingredientes se integrem à massa.
  3. Ferva o óleo, a margarina e o leite e acrescente à massa, misturando delicadamente também em seguida.
  4. Unte uma forma retangular (modelo indicado para quem vai fazer bolos de pote) com margarina e uma pequena quantidade de farinha de trigo por cima.
  5. Agora é só despejar a massa na forma e levar ao forno em fogo médio por aproximadamente 30 minutos que sua massa branca aerada para bolos de pote estará pronta!

Massa de bolo de chocolate

A massa de chocolate para bolo de pote também é super simples de fazer, mas o resultado é incrível e vai deixar a sua receita muito saborosa.

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • Uma xícara de leite
  • Uma xícara de óleo de soja
  • Duas xícaras de farinha de trigo
  • Uma xícara de achocolatado em pó
  • Uma xícara de fermento
  • Uma xícara de açúcar

Como preparar:

  1. Nesta receita você poderá usar o liquidificador. Misture ovos, leite e óleo de soja e bata.
  2. Adicione os demais ingredientes e bata até que a massa esteja bastante homogênea.
  3. Unte uma forma retangular com margarina, enfarinhando em seguida.
  4. Despeje a massa na forma e leve ao forno em fogo médio por cerca de 30 minutos.

Estas duas receitas de massa para bolo de pote por si só abrirão um bom leque de opções.

A massa branca aceita receitas mais variada, já a massa de chocolate fica um pouco mais restrita, mesmo assim você terá várias opções, como as receitas que levam brigadeiro, chocolate branco, cookies, entre outros ingredientes. 🙂

> Chocolate com Brigadeiro e Chocolate com Creme de Avelã – Duas opções práticas de bolo de pote!

receita de bolo no pote de chocolateSe você deseja aprender como fazer os bolos de pote, seja profissionalmente ou de uma forma mais amadora, o ideal é que você comece com o simples e vá progressivamente evoluindo com o seu trabalho.

A dica está em começar com receitas que podem ser preparadas rapidamente, com poucos ingredientes, e que mesmo assim você sabe que ficarão deliciosas.

Nós separamos um vídeo super rápido onde você irá aprender a preparação de duas receitas de bolo no pote, são elas:

  • Chocolate com brigadeiro
  • Chocolate com creme de avelã

Veja estas deliciosas receitas de bolo no pote abaixo:

> Receita de bolo de pote com morango e leite condensado

receita de bolo no pote de morangoUma outra receita, que é super simples de fazer e fica uma delícia, é o bolo de pote de morango com leite condensado.

O morango está presente numa boa quantidade de sobremesas que consumimos em nosso dia a dia, o que faz deste ingrediente uma ótima opção para quem quer começar a fazer bolos de pote.

Nesta receita foi utilizado um bolo pronto, algo que torna a sua preparação ainda mais rápida. Ainda assim, para um bolo no pote 100% caseiro, você poderá usar a receita de massa de bolo brando aerado que também está nesta página.

Veja como fazer esta delícia de bolo de pote:

>> 3 dicas para quem quer aprender a fazer bolo no pote

Bom, agora que você já conhece bem o bolo de pote e inclusive já viu algumas receitas, deve estar querendo correr para cozinha para começar a prepará-los, não é mesmo? 🙂

Pois aguente só mais um pouquinho aí que ainda temos 3 super dicas que vão lhe ajudar a fazer bolo no pote de uma forma muito mais profissional!

Vamos às dicas:

> Dica #1: Aro Cortador – Um item indispensável

aro cortador para fazer bolo no poteO aro cortador é um item vastamente utilizado na culinária para a preparação dos mais diversos tipos de receitas.

Pois para a preparação dos bolos de pote este é um item indispensável que irá facilitar o seu trabalho e deixá-lo muito mais bonito.

Isto porque, como você já bem sabe, os bolos de pote são montados em camadas. Sendo assim, ao cortar as camadas de bolo de forma padronizada, no tamanho certinho do pote, você conseguirá um efeito muito mais profissional no seu trabalho, algo que chamará bastante a atenção. 😉

Este tipo de peça pode ser encontrada em qualquer loja de utensílios culinários por preços bastante acessíveis, você poderá inclusive comprar pela internet se preferir.

> Dicas #2: Cálculo de custos – Para quem deseja fazer bolos de pote para vender!

calculo de custos na preparação de bolos no poteSe você está querendo aprender a fazer bolo no pote para vender, deve se atentar com os seus custos para produzir. Afinal, para colocar um preço você precisa saber quanto gastou e quanto pode lucrar, não é mesmo?

Pois bem, levante todos os custos dos ingredientes e demais gastos (como o das embalagens, por exemplo). Com este valor em mãos, faça sua receita e divida o valor gasto pela quantidade de bolos de pote preparados, assim você terá um valor de custo por cada unidade produzida.

Já adiantamos que em média você poderá ter um lucro de mais de 300% com a venda de bolos no pote. 😉

> Dica #3: Curso de Bolo no Pote

A nossa terceira dica vai especialmente para quem deseja ingressar nesta área de forma profissional ou espera elevar a qualidade e apresentação dos seus bolos de pote. E para isso, o ideal é que você aprenda todas as técnicas, receitas e truques com quem entende realmente do assunto.curso de bolo no pote

Estamos falando do curso de bolo no pote da chefe Márcia Tozo. A Márcia criou um curso de bolos no pote, naked cakes e tortas. Este curso está em formato de livro digital (ebook), para que você consiga estudar quando e onde quiser com toda a tranquilidade e comodidade.

curso de bolo no pote, tortas e naked cakes

São mais de 30 receitas especiais, além de dicas para vender, como comprar os seus produtos, utensílios necessários, embalagens, montagem dos bolos passo a passo, entre outros detalhes que vão te surpreender.

Além disso o curso conta com bônus exclusivos, como etiquetas para você imprimir em casa e uma planilha de custos completa para você iniciar o seu negócio na área de bolos no pote.

Se quiser saber mais sobre o curso de bolos no pote, clique no link abaixo! 😉

> Conheça todos os detalhes do curso de bolo no pote!

Como Fazer Bolo de Pote – Receitas e Dicas
4.59 (91.88%) 64 votes